11 de março de 2013

Conhecendo o Nordeste

Oooi galera, esse é o primeiro post programado da planilha e eu tô mega feliz (acho que nuca mais vou parar de falar isso, mentira vou parar sim), mas enfim.

Hoje o assunto é cultura nordestina, e como eu sou  Sergipana e amo o meu Nordeste resolvi fazer o post de hoje inspirado na cultura daqui.
Eu não aguento esse preconceito que as pessoas tem com o Nordeste, por isso quero que vocês conheçam mais sobre isso. Até porque não existem muitos blogueiros por aqui e eu quero que surjam mais porque eu me sinto deslocada kkk' então se você tem vontade de criar um blog e não cria porque é nordestino, mora em interior e tem vergonha disso... PARA... cria já o seu blog e vem ser feliz comigo kkk'... mas enfim, vamos ao que interessa?


A cultura nordestina é super diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, europeus e africanos. Mas gente, nordeste não é só Pernambuco ou Bahia, existe muito lugar por aqui que ninguém conhece.

A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares...Na música erudita, destacaram-se como compositores Alberto Nepomuceno e Paurillo Barroso, assim como o cearense Liduíno Pitombeira na atualidade, e Eleazar de Carvalho como maestro.

Na música popular, destacam-se ritmos tais como cocoxaxadomartelo agalopadosamba de rodabaiãoxoteforróAxé e frevo, dentre outros ritmosNa dança, destacam-se o maracatu, praticado em diversas partes do Nordeste, o frevo (característico de Pernambuco) o bumba-meu-boi, o xaxado, diversas variantes do forró, o tambor-de-crioula (característico do Maranhão), etc. As músicas folclóricas quase sempre são acompanhadas de danças.


artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão) e couro, com traços bastante particulares; além dasrendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para venda para turistas. No Maranhão, destacam-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos dobabaçu (palmeira nativa do Maranhão).


Cultura Sergipana

Praticamente inexistiu, até a década de 1970, a chamada "música popular sergipana", que surgiu trazendo temática local para as letras. Cantores como Chiko Queiroga e Antônio Rogério trazem em suas canções elementos do folclore sergipano.

A música contemporânea traz uma mistura de ritmos folclóricos nordestinos com o reggaeromantismorock e a música eletrônica. Nessa vertente estão as bandas e cantores José Augusto SergipanoSulancaLacertaeNaurêa e Maria Scombona. Outros nomes importantes da música no estado são a banda de rock The Baggios, a cantora Amorosa e a banda de forró Calcinha Preta.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe foi fundada em 1985, mas somente a partir de 2006 passou a ter uma temporada regular de concertos. Seu diretor artístico é o maestro Guilherme Mannis.


Cinema Sergipano

Em Sergipe, atualmente existe apenas dois complexos de cinemas, ambos pertencentes a rede Cinemark e localizados na capital do estado.
Atualmente, Aracaju é a cidade com maior número de salas da rede Cinemark no Nordeste.
No dia 25 de janeiro de 2013, foi inaugurado o primeiro complexo de cinemas fora da capital, localizado no shopping de Nossa Senhora do Socorro.

Bom gente, espero que vocês tenham gostado um pouco de conhecer essa diversidade tão grande que tem o nosso Nordeste.
Esse post foi uma sugestão do meu amigo que agora me ajuda com a planilha oficial do blog e eu espero que essa pegada diferente de primeiro post tenha agradado... esse não vai ser o estilo dos posts mas achei interessante a ideia, e como eu coloquei na planilha, agora tenho que seguir kkk' então é isso e beijuus pra vocês!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...